Não confunda as coisas!
"[...]Tragamos de Siló a arca da Aliança do Senhor, para que venha no meio de nós e nos livre das mãos de nossos inimigos."
1 Samuel 4:3
A arca da aliança teve um papel importantíssimo na vida do povo de Israel. Foi por ela onde Deus demonstrava Sua presença. Foi o próprio Deus quem ordenou que se fizesse a arca. Ela era naquele tempo mais que um sinal, mas a própria presença de Deus. Porém, o povo, envolvido em suas próprias paixões, vontades, prazeres e ganâncias, foi fazendo com que a arca cada vez mais se tornasse apenas um amuleto. Foram-se corrompendo e assim apartando-se de Deus. Ainda assim, mesmo envolto em tantos delitos e pecados, mesmo deixando toda a vontade de Deus de lado, ainda assim, eles achavam que a arca era tudo o que eles precisavam. Enganaram-se a si mesmo. Imaginaram que por terem a arca tinham Deus. Esqueceram de que Deus não habita no meio das coisas erradas e que, não seria uma simples arca que O prenderia como um servo, um escravo, um gênio da lâmpada ao povo.
Nos tempos atuais vivemos situações semelhantes. Há muitos que se dizem ser de Deus, mas apenas se enganam, apenas se lançam cada vez mais nas trevas do erro. Baseiam que não precisam de atitudes de Jesus para estarem com Deus, mas sim, apenas cumprirem regras, doutrinas e normas para estarem com Deus.
Pois bem, não basta se vestir uma roupa gospel para se ter Deus em sua vida. Não é porque se conheça a Bíblia que se tem a presença de Deus. Não é porque se tem um cargo ou ministério que se é uma pessoa de Deus. Não é porque se participa de grupos de fé que se agrada á Deus. Não é porque se canta música gospel ou se tem inúmeros CDs e DVDs gospel que se é uma pessoa de Deus. Não é porque se nasceu num berço de crença cristã que se é um filho de Deus. Não é porque se mantém ritos, doutrinas e normas que se tem a presença de Deus.
A presença de Deus não se relaciona com estas coisas. Para que sejamos a arca de Deus, Sua morada, é preciso Santidade. É preciso ser inimigo do mundo. É preciso desejar, não apenas querer, a presença de Deus. É preciso dizer muitos nãos. É preciso ter ações e atitudes das quais muitas vezes serão motivos de chacota. É preciso agir como Cristo. É preciso caminhar pela fé. É preciso ter convívio diário buscando a presença de Deus. É preciso não se importar em agradar á pessoas, mas sim á Deus. É preciso viver uma vida não de conformidade com o que o mundo diz, mas sim, de conformidade com o que Deus diz.
Naquele tempo uma arca simbolizava a presença de Deus, mas ainda assim, ela poderia ser só uma arca, uma caixa de madeira com ouro. Hoje podemos viver uma vida onde sejamos apenas isto, uma arca oca, aos olhos do mundo bonita e esplendorosa, mas ser vazio da presença de Deus. Não permita que isto ocorra em sua vida. Caminhe os caminhos que Deus tem pra sua vida buscando mais do que ter uma simples arca, mas ser a própria arca, aquela ao qual Deus vive, aquela ao qual Deus age.