top of page

Rastros nas promessas!

"[...]contudo, não obedecestes à minha voz. Que é isso que fizestes?"

Juízes 2:2


Assim como por toda a Bíblia, caminhar pelos livros de Juízes a Reis (inclua-se Crônicas também) nos traz riquezas profundas de ensinamentos. São livros de histórias, mas que demonstram a nós o quanto podemos aprender sobre liderança, capacidade, fé e fidelidade ás promessas de Deus. Neste mês entraremos neste conhecimento e buscaremos entender e aprender sobre estes aspectos. Infelizmente março é pequeno demais para nos dar tudo, portanto, atente-se para esta leitura e faça uma própria. Deus tem muito a nos dizer.

Iniciemos pelo início. Deus havia feito uma promessa no Egito ao povo. Uma nação eleita deixaria de ser escrava para retornar e conquistar uma terra prometida. De escravos passariam a ser nação abençoada. E Deus assim foi os conduzindo, primeiro com Moisés, depois com Josué. E a terra foi conquistada, mas seus grandes líderes ficaram para trás. E pouco a pouco o povo, que tinha uma ordem de Deus, resolveu deixar de ouvir a voz de Deus. Havia na promessa feita ao povo uma ordem, dos que habitavam aquela terra, todos deveriam ser expulsos ou mortos. Porém, pouco a pouco as tribos de Israel foram tomando posse de sua terra e, contrário a ordem de Deus, mantendo os que ali deveriam ser expulsos. E isto fez toda a diferença!

Devemos sempre estar muito atentos com nossa vida. Muitas vezes buscamos as promessas de Deus para nossa vida mas permitimos que coisas erradas permaneçam em nossas vidas. São as muletas. Ou porque cremos de que assim a promessa será sustentada ou porque assim cremos de que alcançaremos a promessa. Há quem julgue que um comércio só pode dar certo se houver um jeitinho brasileiro nos impostos. Há quem julgue que só pode alcançar sucesso profissional se houver algumas pequenas mentiras. Há quem julgue que só conquistará uma família se for mais flexível (menos santidade!). Há quem julgue que um pouquinho de desonestidade não prejudica ninguém. Há quem julgue que Deus sempre precisa de uma mãozinha. Há quem julgue que as amizades erradas não corrompem os bons costumes. Enfim, muitas vezes julgamos que nem tudo deve ser tão correto, justo e de caráter.

Se podemos perder uma promessa? Sim! Se isto é incoerente quando se diz que Deus nos educa e forja para que não venhamos a perder a promessa? Não! Sim, Deus promete e Ele é fiel para cumprir. Sim, Deus nos leva por desertos cheios de lutas e provas de fé para que venhamos a estar preparados para a promessa. Sim, o que Deus dá Ele não tira. Porém, quem disse que nós não podemos ser capacitados e ainda assim perder o que Deus nos deu?! Por mais capacitados que sejamos, ao alcançar uma promessa de Deus, não podemos titubear e tirar os olhos de quem cumpriu a promessa. Ouvir a voz de Deus a todo instante, buscar Sua presença e estar em Sua intimidade são papéis diários e obrigatórios para que não nos desviemos os olhares para as coisas que só querem nos tirar do propósito.

Não seja em suas promessas como o povo de Israel que aceitou passivamente aquilo que Deus havia ordenado para que fosse expulso. Tudo no começo parece ser muito frágil e de muita paz, muita luz. Mas, no futuro, sempre será o que nos levará a ruína.





Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page