Coisas eternas e profundas com Jesus!
"Também farão uma arca[...]"
Êxodo 25:10
E então um dia Deus recomendou que o povo fizesse um tabernáculo. Neste tabernáculo havia uma arca, a arca da aliança. E Jesus mais uma vez foi apresentado, tipificado, na arca através de sua construção. Vejamos por breve.
"[...]de madeira de acácia;[...]" (versículo 10). O que parece algo simples, apenas uma escolha de Deus por um tipo de madeira, já continha algo profundo. No original a palavra acácia vem do hebraico shittah, e a raíz desta palavra é shotet, que significa "açoite". Desta forma Deus já nos mostra Jesus que deveria ser açoitado. Além disto, para se criar a arca em madeira, devemos relembrar que para se unir as madeiras havia a necessidade de que pregos fossem usados. Assim temos no madeiro a crucificação de Cristo.
"De ouro puro a cobrirás;[...]" (versículo 11). Após a arca feita pelo madeiro, havia por dentro da arca ouro puro. Ouro é esplendor. Isto nos mostra a glorificação de Cristo após a ressurreição.
Se voltarmos um pouco temos em Gênesis 1:1: "No princípio, criou Deus os céus e a terra."; Algo que parece simples também, não? Avaliemos. "[...], criou Deus os céus e a terra." Quando olhamos para o original descobrimos que a palavra "e" é no hebraico את "eth". Aqui temos então a primeira letra do alfabeto hebraico "א" e a última "ת", e se levarmos para o grego qual é a primeira e última letra do alfabeto? Alfa e Ômega! Seria mera semelhança?? "Eu Sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim." (Apocalipse 22:13). Interessante também porque Jesus se intitula como sendo "o Princípio", algo que é o início da Bíblia: "No princípio,[...]" (versículo 1). Quando olhamos para o hebraico princípio é re´shiyth, e sua raíz é ro´sh. E o que é ro´sh em hebraíco? Cabeça! Alguma semelhança: "Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, da igreja.[...]" (Colossenses 1:17).
E o que tudo isto tem a ver com nossa vida, com nosso passado, presente e, principalmente futuro? Para que a necessidade de tal conhecimento? Assim como existe uma profundidade gigantesca entre quem lê a Bíblia e quem estuda a Bíblia, buscando conhecer o mais profundo, assim também, há uma distância enorme entre conhecer as promessas de Deus para nossas vidas e caminhar e buscar alcançar as promessas. Não basta a nós apenas saber que Deus nos tem algo prometido, é preciso ir no profundo.
Jesus está em todo Velho Testamento. Deus o apresenta de todas as formas. Ele é a promessa para um povo que quando O viu, não O reconheceu. Os judeus até hoje esperam a promessa que já veio ao mundo. E assim são pois deixaram de ir no mais íntimo e profundo de Deus para ficarem apenas seguindo regras, leis e mandamentos.
Será que sua promessa já veio mas você não acreditou? Precisamos urgente caminhar na intimidade com Deus para que, quando a promessa vier, não venhamos a duvidar. Busque a Deus, Ele tem muitas coisas para você.
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_d2cc166baef74a3ba71cdc397e187ea2~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_490,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/9b6de1_d2cc166baef74a3ba71cdc397e187ea2~mv2.jpg)