Coisas eternas!
"Esta é a oferta que dele recebereis: ouro, e prata, e bronze,"
Êxodo 25:3
"A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos; e, neste lugar, darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos." (Ageu 2:9). O que ambos os textos tem em comum? Aos olhos naturais eles são totalmente desconexos. Aos olhos das igrejas ricas de hoje e que só pensam em glorificar a si e alimentar o povo com promessas de riquezas elas indicam que se hoje você é um derrotado, amanhã será exaltado. Mas o correto mesmo é que sua ligação é algo muito grande. Ainda que tais eventos tenham ocorrido em um espaço de tempo tão longo, há coisas eternas nestes textos.
Todo sentido destes textos se encaixam quando temos a revelação de Deus sobre as coisas eternas. É necessário entender algumas coisas para apenas começar a entender onde Deus quer nos levar: 1- Tudo o que vem da Palavra de Deus não possui tempo, é eterno. Em Sua sabedoria Deus produziu no literal o espiritual e eterno; 2- Todo o conhecido Velho Testamento apresenta ao mundo 2 coisas: 1- Jesus; 2- A eternidade;
Tendo isto em mãos então podemos começar a ter as coisas de Deus desvendadas. Ainda que superficialmente (pois o todo é muito mais profundo) devemos saber sobre estes textos que: 1- O texto de Ageu não diz em nada sobre questões deste mundo. Ainda que incorretamente utilizado por muitos sobre a vida de pessoas, o texto só nos revela a eternidade. Quando movido pelo Espírito Santo Ageu descreveu "a glória desta última casa será maior do que a da primeira,..." Ageu estava nos deixando uma mensagem de Deus sobre a eternidade. Isso se corrobora quando ele escreve: "...e, neste lugar, darei a paz,..."; Simples. Basta olharmos para o mundo, para a nossa vida. Podemos viver tempos de paz, mas são apenas tempos pois sempre temos nossas complicações; 2- A ligação entre Ageu e o texto em apreço descrito por Moisés está no fato de que a primeira casa foi a que o povo fez no deserto para Deus habitar. Todo o santuário demonstra Jesus, mas também demonstra o que o povo santo de Deus será. É a ligação do Santo Jesus com os santos remidos. Seremos Seu santuário eterno. E o que tem o ouro, a prata e o bronze? Simplificando, mas dando o entendimento, o que fazemos nesta vida, o quanto nos dedicamos e servimos a Deus nos levará a ser o ouro, a prata ou o bronze de Deus. Nossa vida tem diversos propósitos neste mundo, porém, o maior deles é caminharmos por caminhos que nos levarão á nos colocar em certas posições eternas.
Busque em sua vida caminhar os caminhos de Deus. Busque ouvir, entender e fazer os planos e propósitos de Deus para sua vida. Neles, há bênçãos e promessas a serem alcançadas nesta vida. Mas, muito mais, neste caminho somos forjados para que venhamos a ser ouro, prata ou bronze no plano eterno de Deus (mas o "grau em que chegaremos depende de nós). Busque a revelação de Deus. Obtenha ela e, certamente, as promessas de Deus serão todas cumpridas em sua vida.