Qual o tamanho da sua régua?!
"Não espalharás notícias falsas, nem darás mão ao ímpio, para seres testemunha maldosa."
Êxodo 23:1
"Não seguirás a multidão para fazeres mal; nem deporás, numa demanda, inclinando-te para a maioria, para torcer o direito." (Êxodo 23:2). A partir do momento em que o povo de Israel se estabeleceu no deserto, a caminho da terra prometida, Deus inicia então uma série de colocações para fazer aquele povo escravo em nação eleita, peculiar e diferenciada dos demais povos. Para isso Deus cria festas e leis. Estas leis de Deus refletem muito do que somos hoje para com o entendimento cívico, ético, moral e espiritual. Todas as leis as quais vivemos hoje possuem como raiz as leis de Deus.
E diante isto tudo Deus inclui a questão de não sermos falsos, de não usarmos de maldade para com o próximo dizendo algo sobre o mesmo ao qual não é verdade. Também Deus, já ciente de como somos exorta a não sermos participantes da maioria, de não sermos conduzidos pela massa, não irmos na onda, não sermos Maria vai com as outras. Posteriormente Jesus nos indica o que fazer parte disto nos implica: "[...]com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também." (Mateus 7:2).
O caso é que atualmente temos uma régua muito pequena para medir ao próximo, enquanto isso, para nós usamos uma régua muito grande. O que isso quer dizer? Isto nos indica que somos muito misericordiosos conosco e muito perfeccionista com o próximo. Nossas medidas são muito imprecisas. Nossa balança sempre pesa forte contra o próximo, já para conosco o peso sempre é muito leve. Se derrubamos um copo, só derrubamos um copo. Se alguém derruba um copo, ele derrubou um empório inteiro.
E o que o nosso julgar tem de semelhante com a falsidade que usamos para com o próximo? Simples, ao sermos tão criteriosos no julgamento das pessoas somos assim influência ou influenciados a falar mal, fofocar e dar um falso testemunho contra alguém. Sim, afinal, nossas palavras de julgamento, para com Deus, quando não refletem a verdade da pessoa, é um falso testemunho. Sim, porque a partir do momento que eu falo para uma pessoa mal sobre alguém, certamente que em breve teremos provocado uma tendência enganosa sobre a pessoas para outras pessoas. Sim, uma fofoca plantada vira para muitos uma "verdade" eterna.
Sim, e quantos não são os que hoje vivem "tatuados" com imagens que nunca foram suas?! Quantos não são os que deixaram de ganhar algo por terem sidos usurpados da verdade?! Talvez não percebamos, mas nós mesmos podemos viver hoje com este mal sobre nossa vida.
Portanto, que tenhamos em nossa mente de que se adoramos tanto falar do próximo, certamente, no dia em que Deus estiver a nossa frente, seremos postos a todas estas situações. Portanto, que comecemos a medir o tamanho de nossa régua, que deixemos de falar apenas por gostar de fofocar, que tenhamos mais consciência da força e do poder de nossas palavras, que nossa maldade não gere vidas mentirosas. E que, e que relembremos de que aquele que fala mal do próximo a nós, certamente falará mal de você a outra pessoa.
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_1f91395538ac4acfb35e364144780aaf~mv2.jpg/v1/fill/w_320,h_201,al_c,q_80,enc_auto/9b6de1_1f91395538ac4acfb35e364144780aaf~mv2.jpg)