As promessas de Deus estão na aliança!
"Tendes visto o que fiz ao egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a mim."
Êxodo 19:4
"Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha;" (Êxodo 19:5). Dois textos que nos esclarecem muitas coisas. Coloquemos assim.
No primeiro Deus nos traz uma volta ao passado, nos faz relembrar tudo o que Ele já fez por nós. Sim, assim como fez com Moisés e o povo, Deus sabe de que precisamos sempre nos recordar de todas Suas ações benéficas em nossa vida. E sim, se pararmos para observar logo veremos o quanto Deus tem sido misericordioso e o quanto tem nos amado. Lembraremos das inúmeras vezes em que, sem explicação, tivemos livramentos, ajuda, problemas resolvidos. Se por um momento apenas deixarmos o nosso ego, o nosso egoísmo tão peculiar, o nosso próprio centro, então, finalmente veremos o quanto Deus fez por nós. Afinal, se chegamos até aqui, com tantos problemas pelos quais já passamos, é porque sim, é porque Deus estendeu Sua poderosa mão para nós. Então, não devemos deixar que a amnésia da ingratidão nos deixe esquecer de tudo o que já passamos.
Em segundo Deus nos coloca poucas, mas importantes regras para que alcancemos as promessas as quais Ele mesmo nos deu. Precisamos guardar Sua aliança e ouvir atentamente Sua voz. Não, isto não inclui simplesmente ouvir padres, pastores ou qualquer religioso e ir á missa, culto ou qualquer encontro religioso. Isso na verdade deve ser descartado (apesar de que isto também tem importância). Precisamos estar atentos, vigilantes, caminhar pelos caminhos de Deus. E isto só vem com oração e leitura atenta da Palavra de Deus. Se não fazemos estes 2 pontos importantes, então, é certo de que não estamos ouvindo a voz de Deus e muito menos seguindo por Seu caminho. Consequentemente, estamos fora da aliança de Deus. E, como num efeito cascata, estamos totalmente desviados da promessa. É como se estivéssemos com um mapa do tesouro e ele nos indicasse a dar 50 passos para a esquerda, então começamos a caminhar e contar para a direita.
E nisto, o diabo é um grande especialista. Ele sabe exatamente como fazer para não sermos atentos, vigilantes e assim, não ouvirmos a voz de Deus e muito menos guardar Sua aliança. Para o diabo, basta nos dar aquilo que queremos, que sonhamos. É simples demais para ele. Se queremos um carro, Deus nos prepara o melhor, mas satanás vem antes e nos dá um qualquer. Como isto? Simples também. Ele simplesmente usa circunstâncias para que exista facilidade para que o carro qualquer chegue a nossas mãos.
Que possamos hoje rememorar o que Deus já fez em nossa vida quando fomos fiéis a Ele. Que hoje nos recordemos das bênçãos que já alcançamos quando decidimos confiar em Deus. E que isto nos ajude a sermos mais atentos com a voz de Deus. E que isto nos faça cumprir Sua aliança. A chave para alcançarmos as promessas de Deus está em estarmos na aliança de Deus.
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_aff5508bc77d495aad9117e91d98725a~mv2.jpg/v1/fill/w_750,h_365,al_c,q_80,enc_auto/9b6de1_aff5508bc77d495aad9117e91d98725a~mv2.jpg)