Com Deus aonde quer que estejamos!
"O Senhor era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio."
Gênesis 39:2
Deus é contigo? Será que podemos hoje olhar para nossa vida e declarar isto sem soberba, mas com a humildade que o Espírito Santo nos dá?! Onde estamos há prosperidade? Nossa vida é rodeada de pessoas que são impactadas e abençoadas por nossas palavras, por nossas mãos?! O que ganhamos dá para nós e para o próximo?!
São todas questões de devemos muitas vezes parar para refletir. Queremos tanto promessas, milagres, bênçãos, prosperidade, mas, queremos para usufruir ou para estender ao próximo?! No caminho de nossas promessas, estamos nos desviando a olhar para outros deuses, amuletos ou o que quer que seja na busca da realização? Onde estamos, servimos e fazemos o nosso melhor? São muitas perguntas mas ter a resposta sincera de todas é importante para sabermos por qual caminhos estamos trilhando.
José tinha uma promessa. Ele jamais havia se esquecido de seus sonhos e do que Deus lhe prometera. Porém, a vida e as circunstâncias o levaram a situações as quais muitos de nós teríamos desistido de crer. De jovem rico virou escravo. De servido ficou a servir. De filho amado foi á só mais um. De roupa nobre foi para trapos. José tinha todas qualificações humanas para sentenciar-se. Ele tinha todas razões humanas para blasfemar á Deus e perder seus sonhos. Porém José preferiu trocar tudo que era humano para tudo que era de Deus. José não decidiu apenas crer, ele conhecia qual era o Deus a quem ele servia. José sabia que para Deus dar vitória a alguém na vida Ele não precisa de circunstâncias favoráveis, Deus precisa apenas de que tenhamos fé e caminhemos em obediência. E foi assim que José, escravo na casa de Potifar não ficou a reclamar da vida, murmurar de Deus ou se entregar ao mundo. Não! José decidiu apenas fazer o que a obediência e fé em Deus lhe diziam: "faça o seu melhor, onde estiver". Acima de tudo, José não deixou de mostrar a todos a que Deus ele servia. Tudo quanto pois fazia procurava deixar escancarado de que Deus estava com ele. Isso se faz sentido quando lemos o versículo a seguir do texto em destaque: "Vendo Potifar que o Senhor era com ele e que tudo o que ele fazia o Senhor prosperava em suas mãos," (v. 3).
José alcançou com suas atitudes respeito e admiração. Mais, virou chefe na casa de Potifar e depois na prisão. E nós, o que estamos fazendo na casa de Potifar ou na prisão em que estamos? Estamos ainda assim nos dedicando, fazendo nosso melhor, obedecendo á Deus? Ou simplesmente estamos nos deixando envolver pelas circunstâncias da vida?
Nosso amor e fé a Deus não é demonstrado quando temos tudo sob controle, quando nossa vida está indo maravilhosamente bem. Demonstramos verdadeiramente quem somos e quem Deus é para nós quando tudo vira um mar negro em nossa vida. Pois sejamos como José, vivendo com a certeza de que se caminhamos com Deus, mesmo em dias e tempos difíceis, Ele nos prospera.
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_eb90a01208444afea0e78215cd40208f~mv2.jpg/v1/fill/w_800,h_533,al_c,q_85,enc_auto/9b6de1_eb90a01208444afea0e78215cd40208f~mv2.jpg)