Quando vendemos nossas promessas!
"Ele respondeu: Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura?"
Gênesis 25:32
A história é bem conhecida. Isaque teve dois filhos, gêmeos, Esaú e Jacó. Porém, por ordem cultural da época, Esaú, o primogênito, teria direitos a mais que seu irmão. Mas certo dia, Esaú chegou em casa cansado e com fome. Jacó preparava uma comida. Naquele momento, em sua atual situação, Esaú viu aquilo como um banquete. Mais que depressa pediu ao irmão a comida. Dissimulado e vendo uma oportunidade de se dar bem, Jacó colocou uma regra, só lhe daria de comer se Esaú lhe passasse o direito de primogênito. Sem pensar em nada Esaú lhe deu. Sem saber, naquele exato momento, Esaú perdia direitos eternos. Jacó, está na eternidade.
Essa história se familiariza com a humanidade em si. Milhares de pessoas com o tempo vem vendendo promessas, eternidade, intimidade com Deus, por um simples prato de comida. Deus tem promessas lindas para a nossa vida, todas a se realizar no seu devido tempo, porém, quando estamos aflitos, não pensamos sobre isso. Além disto, vivemos sempre em busca de nos satisfazer. A fome do momento sempre nos parece ser maior do que a riqueza da eternidade.
E quantas não são as pessoas que venderam e ainda vendem seus direitos, suas promessas, todas ao diabo, por um simples prato de comida?! Deus nos promete um emprego honrado, mas se há demora, então vendemos alguns direitos ao diabo para que tenhamos sucesso mais cedo. Deus nos promete uma família, mas a idade se avança e se nada acontece, vendemos a promessa ao diabo e ele nos dá qualquer família. Deus nos promete a eternidade sem choro e tristeza, mas como a vida tem muitos prazeres, vendemos ao diabo nosso direito eterno.
Reflita hoje. O que você está vendendo para o diabo? Qual é a promessa de Deus para a sua vida que você deixou de conquistar porque a fome era muito grande?! Onde estão seus direitos eternos? Será que todos já estão nas mãos de satanás?! Será que dinheiro, prazer e sucesso são assim para você algo com cheiro tão agradável?
Esaú naquele momento entendeu que a primogenitura não tinha valor. Para ele, o que valia era o momento. Desde então sua vida foi rodeada de erros e um apagar na história. Reflita, em que condições você se apresenta hoje para Deus?! Não seja Esaú. Quando vendemos as promessas de Deus para nossa vida somos como Judas, que um dia, por ninharia vendeu Jesus.
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_d57c43ea54624960b679d1f8388b8c0b~mv2.jpg/v1/fill/w_800,h_497,al_c,q_85,enc_auto/9b6de1_d57c43ea54624960b679d1f8388b8c0b~mv2.jpg)