Porque meus planos não dão certo?
Reflexão: Porque meus planos não dão certo?
"E ambos sonharam, cada um o seu sonho, na mesma noite; cada sonho com a sua própria significação, o copeiro e o padeiro do rei do Egito, que se achavam encarcerados."
Gênesis 40:5
Muitos de nossos sonhos não acontecem. Muitas vezes colocamos todo nosso coração á Deus em busca de algo que está em nossos planos. E há momentos em que simplesmente nos frustramos. O sonho não se realiza. Mas o que houve no caminho? Será que Deus não ouviu? Será que Deus faz sorteios para realização de sonhos e planos ou Ele escolhe quem será abençoado ou não? Nenhuma destas perguntas pode responder corretamente. Devemos nos recordar antes o que já refletimos, tudo acontece de um modo e num devido tempo. Portanto, sonhos em certas ocasiões não se concretizam pois ainda não é chegado ao seu tempo.
Mas há um outro detalhe de extrema importância. E ele se inicia por uma pergunta: O que há em seus sonhos? Usemos então um caso. José estava preso e revelou 2 sonhos, o deu um copeiro e o de um padeiro. Ambos sonharam na mesma noite, sonhos semelhantes, porém, um sonho levou para a vida e outro para a morte. Mas o que diferenciou estes sonhos?
Vejamos. O sonho do copeiro foi: "[...]Em meu sonho havia uma videira perante mim. E, na videira, três ramos; ao brotar a vide, havia flores, e seus cachos produziam uvas maduras. O copo de Faraó estava na minha mão; tomei as uvas, e as espremi no copo de Faraó, e o dei na própria mão de Faraó." (Gênesis 40:9-11). O sonho do padeiro foi: "[...],e eis que três cestos de pão alvo me estavam sobre a cabeça; e no cesto mais alto havia de todos os manjares de Faraó, arte de padeiro; e as aves os comiam do cesto na minha cabeça." (Gênesis 40:16-17).
Observando o texto podemos simplesmente pensar que a morte para o padeiro estava pelo fato de que aves comiam o pão enquanto a vida para o copeiro estava pelo fato do Faraó tomar do copo servido. Porém, isto foge do mais profundo entendimento. Devemos nos atentar de que o sonho do copeiro tinha uma característica. Em seu sonho ele servia. Já, a característica do padeiro tinha soberba, orgulho ("arte de padeiro"). No sonho do copeiro havia uma videira, que nos leva á simbologia de Cristo ("eu sou a videira..."; João 15:1-12).
Quando em nossos sonhos há a característica de abençoar pessoas, Deus age em nosso favor. Quando em nossos sonhos o que temos é a vontade de conquistar para depois retribuir, fazer o bem, Deus move o universo para que ele se realize. Porém, quando nossos sonhos são egoístas, quando desejamos apenas conquistar para nos envaidecer, demonstrar poder e força, e nunca estender a bênção, então Deus retrai Sua mão.
Quais são seus sonhos?! Você planeja conquistas apenas para satisfazer a si mesmo? Seus planos são somente para si ou neles há um grande espaço para que outros sejam incluídos nessa conquista? Recordemos hoje de que Deus nunca planejou nada individual. Cada bênção, cada conquista que Ele dá é para que outros possam usufruir de algum modo desta conquista. Quando enxergamos esta verdade, nenhum sonho, nenhum plano que fazemos será frustrado.
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_8309834f560a4f1abb44b27b2023bc72~mv2.jpg/v1/fill/w_400,h_570,al_c,q_80,enc_auto/9b6de1_8309834f560a4f1abb44b27b2023bc72~mv2.jpg)