Porque é no meu tempo e não no tempo de Deus!
"e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho."
Gênesis 22:10
Juntemos 2 coisas: 1- "Porque para todo propósito há tempo e modo;[...]" (Eclesiastes 8:6); 2- Você gosta de criança mimada e birrenta? Bem, refletindo sobre o segundo caso, temos uma vasta resposta quanto ao fato de que não somos dados a gostar de crianças mimadas e birrentas (excluindo claro quando nos cegamos para nossos filhos mimados). E se, não gostamos e não nos alegramos com crianças assim, porque devemos achar de que Deus vai gostar de nós quando agimos de tal forma? Pois sim, por milhares de vezes agimos com Deus desta forma, sendo uma criança mimada e birrenta (chatoooo). Então, porque devemos achar que as promessas de Deus devem ocorrer em nosso tempo e não no Dele? Oras, se não recebemos é porque ainda não chegamos ao tempo e nem ao modo para receber. Enriqueça uma pessoa despreparada e em pouco tempo ela não terá mais nada!
O perigo disso tudo é que, ao agirmos assim, agimos exatamente como o diabo gosta, afinal, ele é o maior interessado para que não venhamos a receber as promessas no tempo certo. A falta de espera pelo tempo do casamento traz divórcio. A falta de espera pelo relacionamento de Deus traz traição e pecado. A falta de espera pelo filho desejado traz crianças que desonram. A falta de espera pelo trabalho certo traz profissões indesejadas. A falta de espera pelo empreendimento correto traz falência. Devemos nos atentar para este perigo. Quando nos lançamos a batalhar pelas nossas próprias mãos, crendo que Deus está demorando, então tudo que é feito é feito pelas nossas mãos, Deus deixa de agir.
Tomemos como exemplo Abraão. Sua história é linda. Ele é conhecido como o pai da fé. E em toda sua história, talvez, a que mais se conheça seja a da herança do filho amado que Deus lhe deu. De certa forma vivifica nossa fé ver o quanto um homem teve de fé para sacrificar seu filho amado. Porém, devido a todo este "romantismo" deixamos de enxergar alto muito mais importante.
Voltemos então pela história. Um dia Deus chega e manda que Abraão saia de sua terra, deixe sua família, pois o levará a conquistar uma nova terra e assim o fará pai de multidões, lhe dará nações que são além das areias do mar e das estrelas do céu. Interessante observar de que Deus já está provando a fé deste homem, afinal, Deus só lhe diz: "saia", mas não diz para onde ou qual os demais passos. Isto, é sim um ato de fé. Com o passar do tempo coisas vão acontecendo na vida deste homem, assim o tempo e o modo de Deus vão acontecendo. Porém, com o tempo Abraão se descobre ainda sem filho e então sua mulher Sara lhe dá a "genial" ideia de ter um filho com sua serva Agar. Nasce Ismael. Filho que não estava na promessa de Deus. Passado um tempo nasce finalmente Isaque, este sim da promessa e então passado um tempo Deus prova novamente Abraão, fazendo com que o seu sacrifício seja maior do que o de apenas sair de sua terra.
Não se precipite. Talvez Deus já tenha provado a sua fé. E não é porque você foi aprovado que a promessa chegará imediatamente. Após ser aprovado, há um tempo e um modo para que todas as coisas aconteçam. Tome cuidado, pois se reprovado, Deus lhe fará prova maior para que as coisas se sucedam. Abraão um dia, com angústia no coração, teve de levar seu próprio filho para ser sacrificado pois quis fazer as coisas no seu tempo e do seu modo. Atente-se. Se Deus prometeu, Ele há de cumprir!
![](https://static.wixstatic.com/media/9b6de1_0930741ecf26401b8162b3aad27ec6c7~mv2.jpg/v1/fill/w_450,h_270,al_c,q_80,enc_auto/9b6de1_0930741ecf26401b8162b3aad27ec6c7~mv2.jpg)